terça-feira, 3 de junho de 2014

{rotaroots} Internet Old School


Esse mês o Rotaroots está com temas ótimos e o meu preferido foi esse, o Internet Old School.

A proposta do tema: 
Todo mundo tem aquela lembrança dos primeiros sites que entrou, as primeiras amizades que fez, o primeiro endereço de e-mail, a primeira mensagem virtual que mandou. Esse post é para você relembrar os velhos tempos de Internet discada, elegendo seus sites e atividades favoritas na Internet antes das redes sociais.

Quando li, quis fazê-lo na hora! Uso a internet desde os meus 12 anos (desde a virada do milênio!!!) e tenho muitas recordações daquela época. Internet discada, que só dava pra usar a partir das 14h do sábado, o dia todo do domingo e das 0h às 06h da manhã em dias de semana. Nesses horários o "pulso" era único, então você só pagava por cada vez que conectava. O que não quer dizer que conectava só uma vez, pois além de cair várias vezes ainda tinham aqueles momentos ~infinitos~ em que o telefone tinha que ser usado ou ficar livre para receber alguma ligação. Quem lembra??? Foram épocas difíceis, mas muito mágicas e eu adoro me lembrar *-*

Separei algumas coisas que mais me deixam saudosista com relação à internet discada. Vamos ver quem lembra!

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Provedor America Online
Quando comecei a usar a internet (ano 2000), além dela ser discada, era preciso ter um provedor de acesso para entrar. Na época eu morava em Votorantim - SP, cidade que fica ao lado de Sorocaba. Assim que meu pai decidiu instalar a internet, contratou o serviço do Terra, mas na hora de fazer a discagem, não constava a cidade de Votorantim para o acesso, então colocamos na cidade vizinha: Sorocaba. Imagina a cara do meu pai quando a conta chegou! Na época, mesmo cidades tão próximas pagavam ligação interurbana para se comunicar e não existia essa de "pulso único" em interurbano! Meu pai quase teve um troço e quando viu aquele monte de interurbano com valores altíssimos cancelou na hora nossa internet! Ficamos alguns meses sem acesso até que a AOL (America Online) colocou Votorantim na lista de cidades para discagem e a alegria voltou a reinar.
A AOL tinha um browser específico e a internet só funcionava nele. Eu simplesmente AMAVA!  Na época eu era fã dos Backstreet Boys e passava horas nas salas de bate papo voltadas ao assunto. Fiz várias amizades, inclusive de outras cidades - o que fez o ritmo cardíaco do meu pai voltar a aumentar com o valor da conta, já que várias vezes eu me conectava em horário comercial e chegava a ligar pras minhas amigas backstreet maníacas hauhauah.
Minha felicidade não durou tanto. Quando nos mudamos para Sorocaba, meu irmão mais velho convenceu meu pai a assinar o Terra denovo, por que ele não gostava do browser. =/



icq - "I Seek You"
Quando eu perdi meu precioso browser do AOL, comecei a procurar as melhores formas de encontrar pessoas que tivessem o mesmo gosto que eu. Claro que tinham salas de bate papo no Terra, no UOL e em mais um milhão de lugares - naquela época TODO MUNDO entrava em chats - mas eu ainda achava as do AOL as melhores. Até que comecei a frequentar os bate-papos do MSN, que eram muito mais dinâmicas e tinham uns joguinhos muito divertidos, onde um administrador da página fazia uma pergunta e aí os participantes do chat respondiam. Quem respondesse primeiro ganhava pontos e ao longo das partidas apareciam os rankings (fui super viciada nisso por um tempão!). Mas na época ou ainda não existia o MSN messenger ou ninguém se importava com ele. Pra conversar com as backstreet maníacas que eu conhecia o jeito era usar o ICQ. E de verdade: não sei pq o MSN derrubou o icq! Ele era muito divertido! Tinha uma função em que o bate papo era em tempo real, dava pra ler o q a pessoa estava escrevendo enquanto ela digitava... Eu ADORAVA! 


Incredimail
Incredimail era como um Outlook, só que muito mais lindo, com muito mais frescuras e cheio de desenhos, gifs e emoticons de todos os tipos pra usar. Foi a melhor descoberta que fiz na internet e eu amava! Contagiei minhas primas com o vício e a gente trocava e-mails praticamente sem escrita, só com desenhos. Pensando sobre isso agora, o Whatsapp deve ter se inspirado no Incredimail pra encher de figurinhas legais na conversa. Eu amava esse programa! Outra coisa ótima é que com ele eu podia ver meus e-mails durante a semana em horário normal. Eu conectava pra baixar as mensagens, desconectava pra ler e responder e então conectava de novo pra enviar.. ufa! BANDA LARGA, EU TE AMO! hauahauhhua


MSN Messenger
 Quando todo mundo começou a usar o MSN eu ainda resisti um pouco. Achava o icq muito mais legal e era conservadora (pra não dizer do contra! haha). Minha resistência durou até o momento em que eu abria o icq  e ficava horas olhando pra ele, esperando alguém entrar e não aparecia ninguém. Aí tive que abrir mão de todos os meus princípios e ideologias (aham) e fazer uma conta no MSN.
Claro que tenho um milhão de histórias com ele, inclusive muito mais do que com o icq, então é impossível não ser saudosista com relação a esse magnífico ponto de encontro com meus amigos. Além do mais, o MSN é muito mais recente, por isso coisas que fazem parte da minha vida hoje estava presentes nele. Por exemplo meu marido, que sempre morou longe quando namorávamos (e até antes disso, quando só éramos amigos coloridos) e sempre conversou comigo através do msn. Sinto saudade de ter minha rede social (orkut) e grupo de conversa separados... Com o Facebook é tudo compacto demais!


 Fotolog
Eu tive inúmeros blogs! Fazia meus layouts no paint, colocava minhas músicas preferidas pra tocar automaticamente - sem que o leitor tivesse escolha a não ser desligar a caixinha de som enquanto procurava por um player minúsculo perdido em um mundo de bottons (eu impunha o meu gosto musical à moda funkeira hauahuah) - enchia com gifs piscantes e o cursor sempre deixava um rastro de estrelinhas por onde passava. Mas a fase de blogs passou e comecei a fazer fotologs, até porque na época, só dava pra colocar 12 fotos no orkut, então tinha que ter outro lugar pra compartilhar ~co zamigo~. No início, câmeras digitais eram absurdamente caras e as fotos de scanner nunca ficavam boas, então as fotos que iam pro FLOG eram tiradas com a WEBcam (não consigo descrever a qualidade das fotos, mas era algo abaixo de péssimo). Tive meus fotologs em vários sites, mas o mais cobiçado de todos era o do Fotolog.net (que hoje em dia é .com), que "distribuía" acessos gratuitos limitados, e começava à meia-noite de alguma cidade do mundo que coincidia com algo em torno de 4h da madrugada no Brasil. O limite acabava em menos de 5 minutos e era bem complicado de conseguir, já que tinha um monte de gente tentando pegar e sempre congestionava o o site. Mesmo com tantas dificuldades eu tive vários. Sempre deletava algum e fazia um novo... Os comentários eram limitados a 10 por usuário gratuito e 100 para os usuários premium  (tinha gente que pagava pra ter um fotolog o.O). Na minha época mais "famosinha" eu copiava todos os comentários, apagava e colava todos juntos em um só, assim sempre conseguia muitos além dos 10 permitidos... O meu último, que criei em 2007, ainda está ativo e eu coloquei fotos esporádicas nele até 2012 (pois é, só dava eu usando o fotolog! hauahauha)! Se tá curioso, o endereço é fotolog.com/milamartins (anterior a esse eu tive o /pinkynha; /pink_millaa; /naughty_girl; /naughtymilla... o mesmo padrão serve para e-mails hauahauh). Tenho um do Terra ainda ativo também, muito mais antigo mas também muito mais vergonhoso, esse eu prefiro manter em sigilo! hauahua

E pra finalizar, deixo uma foto do meu desktop antigo e uma bagunça básica de estudos atrasados. Pelas fotos dos porta-retratos e do protetor de tela, imagino que seja de 2007/2008.
UAU! Escrever tudo isso me fez rir MUITO aqui!!! É muito engraçado lembrar dessas coisas que hoje parecem tão absurdas, mas que já foram reais e na época não pareciam ser nada demais. 
E você, chegou a usar a internet discada? Qual sua lembrança mais marcante ou qual a coisa que acha mais esquisita quando lê a respeito?

17 comentários:

  1. Usei muito o fotolog e um outro chamado flogão, acho que ainda tenho conta lá, mas deve ter fotos assustadoras rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá até medo de acessar, né? huahauh
      Beijooooo

      Excluir
    2. Dá até medo de acessar, né? huahauh
      Beijooooo

      Excluir
  2. Minha mtãe queria morrer com os "A-au" do icq, ficava apitava o dia todo o computador.. AIII que saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até puco tempo atrás o aviso de mensagem do meu celular era o "a-au" do icq hauahauhauhuha

      Beijoooo

      Excluir
  3. EU AMAVAAA INCREDIMAIL!! Huahuahauhauauh... E nem lembrava que isso existia, gente! Amei sua lista! E olha... Pra mim nenhum comunicador substitui o ICQ, viu? Ficava super feliz ao ouvir aquele barulhinho de navio!! <3 Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ericka!!
      O Incredimail e o icq eram incríveis mesmo!!! *-* aai que saudadee

      beijoooo

      Excluir
  4. Nossa, "bons" tempos de internet discada hahaa
    Acho que a maior parte da nossa geração é coruja como resquício desses tempos primórdios hahaha
    Eu comecei a Internet em sites de desenho, para pintar e coisinhas assim, era bem baby. Depois, mais grandinha, peguei a febre do Mirc (vc lembra? haha) e depois fui só evoluindo de acordo com o povo internetano.

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm brincava muito nesses sites de pintar, mas tinha um de criar bonequinha que era meu vício! hauahauahuah
      Mirc eu nem usei, acredita! Não lembro o porquê! hauahauhauha
      Dá uma saudade lembrar, né?

      Beijoooo

      Excluir
  5. Ás vezes eu agradeço por ter nascido em 2002. Comecei a usar a internet em mais ou menos 2012, então a internet era ótima. Não sei como seria minha vida com uma internet dessas ><
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belle, vc pegou a melhor época da internet e no futuro ainda vai lembrar dela como sendo ruim rsss

      Beijooo

      Excluir
  6. Eu escolhi fazer essa tag por último. Quero reunir tuuuudo desde o príncipio, sem esquecer nada ;p
    Amei seu post, embora muitas coisas dele eu não usei tipo o icq, porque meu pai não deixava :~
    Hahahaha, enfim, amei rever essas coisas que dão saudades!

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu saí igual uma louca pra fazer, pq assim que li vieram as mil lembranças! hauahauhauh
      Dá uma saudade, né?

      Beijoooo

      Excluir
  7. MSN e fotolog também fizeram parte da minha vida, até hoje tenho conta no fotolog, mas ele está abandonado, gosto de entrar lá de vez em quando para ver as fotos hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 2 no ar ainda, um deles é de boa, mas o outro... hauauhauhauhauh

      Beijoooo

      Excluir
  8. Boas madrugadas viradas no MSN, bate-papo UOL, Fotolog *-*
    Eu amei esse meme, me deixou super nostálgica! Conheci seu blog através do grupo e já estou seguindo, seus posts são ótimos.
    Beijos.

    www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol!!!
      Tbm adorei esse meme *-*
      Beijoooo

      Excluir