quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sobre o My English Online (e o meu diário em inglês)


Semana passada a Melina, do Blog Serendipity, postou um vídeo sobre como aprender inglês em casa. Atualmente tenho estudado inglês sozinha arduamente, então claro que fui correndo assistir.

Faço o My English Online (que a partir de agora chamarei de MyELT - por questões de praticidade hauahuah), um curso online e gratuito, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) , destinado à alunos de Universidades públicas ou que tenham feito 600 pontos ou mais no ENEM. (Se você atende a uma das duas exigências, pode fazer inscrição aqui.)
O curso é de excelente qualidade, com todo o material desenvolvido pela National Geographic  - logo, aprende-se muito mais do que inglês ao assistir as aulas. O único problema é que ele depende só de você. Não tem ninguém a quem recorrer, seja a procura de estímulo ou de interação.


Página de atividades do MyELT

Ebook - livro de estudos virtual

Grammar Café - ambiente online direcionado ao estudo da gramática inglesa

Claro que é um ótimo curso, mas não é o suficiente. 

Assistindo ao vídeo da Melina e da Maria, percebi que todas as primeiras lições que deram eu já pratico. Até pedi para darem dicas de como destravar para começar a falar (o MyELT, por não ter interação com outros alunos ou mesmo professores, acaba pecando na parte de conversação. Não é a toa que desde que o comecei - a +/- um ano - melhorei e muito o meu vocabulário, minha leitura, escrita e entendimento do idioma, mas quando preciso responder alguém, eu ainda travo). 
Fuçando os comentários lá no post, achei o link da Juliana, com 12 dicas para colocar o idioma em prática.

De todas as dicas, a que ganhou meu coração foi a de escrever um diário no idioma que estamos tentando aprender, e aí eu juntei o útil ao agradável (sempre amei escrever diários!!!) e já comecei a escrever o meu :)
Algo tão simples que nem sei como não havia pensado nisso antes. Tenho certeza que me ajudará e muito a desenrolar o inglês da minha mente e coloca-lo literalmente no papel.

Meu diário em inglês :)

Se vocês tiverem alguma outra dica para me dar, por favor, ficarei super grata. :)
E se for começar o diário junto comigo, me fala nos comentários, vou ficar super empolgada!

4 comentários:

  1. Boa ideia essa de escrever diários em inglês, em relação ao curso é só querer e se esforçar que consegue.
    Pretendo cursar Letras e esse curso vai me ajudar muito no começo :)

    ResponderExcluir
  2. Camila, essa semana estava conversando com um amigo sobre querer voltar a estudar inglês em casa, e ele me indicou o penguin readers pra ajudar no vocabulário. Para a pronuncia, eu escuto muita música em inglês e como também não tenho com quem treinar a conversação, sempre que to conversando com alguém pela internet, tento responder mentalmente em inglês enquanto escrevo em português (meio louco, né? mas tem funcionado pra mim hshs).
    Adorei a ideia do diário, acho que vou adaptar pra minha agenda. =*

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm assisti ao video da Mel e super me identifiquei, fiz 2 anos de inglês, mas por falta de praticar esqueci MUITA regrinha hahaha e hoje faço como vc escrevo um mini diário com erros e tudo mais para ir praticando e me corrigindo =D

    Beijos

    ResponderExcluir