quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha: A Estrada da Noite


A Estrada da Noite, de Joe Hill, é um romance de terror; foi o livro de estréia do autor.

O que diz a sinopse:
Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. 

"Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.
O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude. 
Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece.

Título: A Estrada da Noite (Heart-Shaped Box - no original)
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Edição: Econômica
Ano: 2007
Especificações: Brochura | 256 páginas


Judas é um roqueiro aposentado. Vive no subúrbio de Nova York com seus cachorros Angus e Bon, sua namorada gótica, Geórgia e o seus assistente, Danny.
Como um bom rockstar, ele tem suas peculiaridades e um delas é o gosto pelo sobrenatural. Ele tem uma pequena coleção de "artigos mórbidos" e quando o seu assistente o informa sobre o leilão do paletó assombrado por um fantasma, ele o arremata.
Quando o paletó do morto finalmente chega em sua casa, coisas estranhas começam a acontecer, cada dia com mais frequência e em maior intensidade.. O fantasma não foi parar lá por mero acaso, ele tem uma missão: vingar a vida da enteada, ex-namorada de Jude, que se suicidou depois de ser abandonada por ele. Dessa forma, a vida de Jude e de todos ao seu redor corre perigo, a alma penada não brinca em serviço!

Um livro absolutamente tenso! Joe Hill não enrola. O terror começa rápido e intensamente, sem frescura.
Os personagens são muito bem desenvolvidos e definidos. O jeitão do Jude, a forma como ele interage com os outros, a maneira como os seus sentimentos são colocados... Simplesmente adorei a construção do personagem, não tem como não gostar dele, mesmo com sua arrogância, indiferença. O crescimento que ele ganha ao longo do livro também é muito significativo e palpável. 
A forma como o sobrenatural é apresentada também é interessante e atraente. Fantasmas que parecem reais e nos dão medo como se fossem.
Marybeth - a Geórgia (Jude apelida todas as namoradas com o nome do Estado onde nasceram) - é encantadora, a sua maneira. Adorei a forma como foi apresentada, como ela também cresceu ao longo da experiência, a forma como se entregou. 

Joe surpreende, a cada página. Nada é o que parece, e as coisas vão aparecendo ao longo da história. É uma trama excitante e arrepiante. Me deu calafrios reais, sensações desagradáveis... Enfim, eu me impressiono com histórias de terror, não tem jeito!

Pra quem não sabe, Joe Hill é filho do Mestre Stephen King. Adoro o Stephen, mas já tem algum tempo que não leio nenhum livro dele, além disso eu não li A Estrada da Noite no original, em inglês, por isso não posso dizer se senti alguma influência na forma de escrever, descrever e contar a história... Mas posso dizer que adorei o livro, tanto quanto gosto dos de seu pai. Com certeza é uma excelente estréia!

Se você gosta de terror, não pode deixar de ler e conhecer o trabalho de Joe Hill, um autor que promete altas emoções para esse gênero!


7 comentários:

  1. Eu já vi esse livro em promoções, mais nunca comprei. È a primeira resenha que leio desse livro e gostei do que li, deu até vontade de ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Denise, comprei ele justamente porque estava em promoção e foi uma das melhores promoções que já comprei! rss... Depois que fui saber que ele é filho do Stephen King e td mais... A única coisa que me deixou chateada é que comprei a edição econômica e a Americanas não especificou... Mas pelo preço super compensou (R$9,90). Quero comprar a edição normal, agora :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise!
    Não tenho muito interesse em ler este livro, porém sua resenha está encantadora!
    Parabéns
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei o porquê, mas os enredos de filmes de terror nunca me atraem! :/

    Já li Stephen King, O Iluminado, porque eu amava o filme (a primeira versão, no caso). Mas o livro nem me conquistou tanto...

    Beijoos, Cah!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Este livro está sempre em promoção mas nunca me chamou tanta atenção, mas agora lendo essa resenha com certeza com comprar quando ver outra promo!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, como você está? Saudades ><
    Eu tenho esse livro faz tempo e não tenho coragem de ler,costumo ler a noite por isso fico assim com #medo kkk!
    Resenha ótima :)
    Beijinhos


    Lêeh
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/03/leituras-de-fevereiro.html

    ResponderExcluir
  7. Já li e resenhei este livro, achei ótimo e Joe Hill mostrou que tem seu jeito de escrever, nada de compará-lo ao pai, cada um tem seu estilo e os dois são ótimos!!!!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir