terça-feira, 15 de abril de 2014

Desafio: 30 dias, 30 contos (Parte 1)


Lembram do desafio de ler 30 contos em 30 dias (esse aqui) que lancei aqui no blog? Então, hoje vim falar sobre os primeiros 7 contos que li, dentro do desafio.

Pra começar, esse post está atrasado. Comecei na segunda-feira, dia 07 de Abril, e era pra ter falado sobre ele ontem, já que decidi falar de semana em semana. Mas eu não consegui escrever o post e acabou saindo atrasado. Enfim, sem mais enrolações, vou direto aos contros. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles, assim dá pra ver se é ou não interessante para o estilo literário de cada um.

1º Dia (7 de Abril): Dormindo com o Espírito - Laurie Faria Stolarz (Livro Amores Infernais)
Esse conto é sobre uma adolescente, que se mudou para uma casa onde um garoto foi assassinado. Ela começa a sonhar com o espírito, que está tentando fazer contato para que ela possa ajudá-lo.
De verdade, esse conto foi um fiasco. É clichê e quanto a isso não tem nem como discutir. Mas claro que não é isso o que fez dele ruim. Ele é mal escrito, a autora viajou em algumas explicações que ficaram idiotas, o final é previsível... Enfim, eu não gostei. Tanto é que até mudei de livro pra continuar com o desafio. Deixei esse pro final.

2º Dia (8 de Abril): Mamãe SabugueiroHans Christian Andersen (Livro Mamãe Sabugueiro e outras histórias bonitas)
É um conto infantil, de um livro que tenho desde que eu nem sabia ler e minha mãe que o lia pra mim. É sobre um contador de histórias e a lenda da Mamãe Sabugueiro. Realmente não consigo falar mais nada sobre ele sem falar o conto todo e a moral da história (rs). É uma historinha leve, cheia de alegorias e mensagens, como todo bom conto de fadas. Sou suspeita pra falar se é bom ou não, pois adoro o Andersen...

3º Dia (9 de Abril): Rita Hayworth e a Redenção de  Shawshank (Primavera Eterna)- Stephen King (Livro Quatro Estações)
Eu achei que já tinha lido esse livro, mas me enganei. Eu li apenas o 2º conto dele (Aluno Inteligente) há vários anos. Esse conto nos apresenta a história de Andy Dufresne, um homem inocente, acusado do assassinato de sua esposa e do amante dela, condenado à prisão perpétua. 
Não tem nada sobrenatural no livro, é apenas uma história sobre a vida na prisão. Não consigo nem expressar o que sinti a respeito desse conto. Com tão pouco o Stephen King fez tanta coisa! O conto é incrivelmente bom. Me peguei ao longo de toda a leitura sofrendo junto com o Andy e torcendo por ele. O final é ótimo e como todo bom conto nos deixa com a cabeça cheia, imaginando tudo o que pode ter acontecido. Foi o melhor conto que li nessa primeira semana.

4º Dia (10 de Abril): Pequeno País - Nick Hornby (Livro Foras da Lei Barulhentos...)
A história de como Stefan, um garoto que mora em Champina - o menor país do mundo - teve que entrar para a seleção de futebol de seu país e o quanto isso o desagrada.
Não sei que tipo de público poderia gostar desse conto. Fui enganada na introdução do livro, sendo informada de que não haveriam contos chatos (juro, até agora o melhor do livro foi a introdução - e a capa que é LINDA) e o primeiro conto já quebra a promessa. Não acontece nada, além de um jogo de futebol bem do desinteressante...

5º Dia (11 de Abril): Lars Farf, pai e marido excessivamente temeroso - George Saunders (Livro Foras da Lei Barulhentos...)
Lars Farf é um homem comum, com uma vida comum, que um dia volta para casa e a encontra reduzida a cinzas depois de um incêndio. Sua esposa e seus filhos não estavam em casa e estão a salvo, mas a expectativa do que poderia ter acontecido muda a vida de todos, pois Lars torna-se excessivamente temeroso e está sempre com uma nova ideia para prevenção de qualquer coisa que possa colocar em risco a vida de seus familiares.
São muitas situações absurdas, mas gostei da mensagem que o conto passou. Conheço vários "Lars Farfs" da vida, que deixam e viver por medo de morrer... 

6º Dia (12 de Abril): Monstro - Kelly Link (Livro Foras da Lei Barulhentos...)
Um grupo de crianças em um acampamento de verão e o monstro que aterroriza a todos.
Sério mesmo, o conto é sem pé nem cabeça. Mas o problema mesmo é ele ser tão confuso. Não entendi direito como as coisas aconteceram e muito menos entendi o final - EU NÃO ENTENDI ABSOLUTAMENTE NADA do final, não sei como acabou. 

7º Dia (13 de Abril): Aluno Inteligente (Verão da Corrupção) -Stephen King (Livro Quatro Estações)
Um adolescente um tanto quanto problemático descobre que seu vizinho foi um nazista. Ele quer saber detalhes sobre o que acontecia aos judeus nas sessões de tortura.
Foi esse o conto que li há vários anos; peguei na biblioteca da cidade na época e era um único livro (Verão da Corrupção). Quando li, já havia achado extremamente forte e agora só reforcei essa impressão. É sobre o Holocausto e a narrativa é de Stephen King, isto é, sem meias palavras. Leia por sua conta e risco. Não tem como falar que gostei, pois o assunto é de dar náuseas, mas a forma de contar é a de King: inebriante.


Então esses foram os 7 contos que li na primeira semana. Um ótimo, alguns bons, outros nem tanto. Sigo no desafio, no dia 21 faço outro post com os outros 7 contos dessa semana :)

Um beijo!!!

8 comentários:

  1. Oi tudso bem?
    Legal o desafio!.
    Tenho Formaturas Infernais e achei o livro bacaninha.
    Stephen King smepre impressiona, gosto da narrativa e as histórias dele. Vou tentar ler o livro ;) E seu conto.

    Beijinhos.
    In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Gostei do jeito que você organizou esse desafio... =)
    Certo, olhando os contos que você citou eu não conheço quase nenhum, acho que tenho novos livros na minha lista de leitura agora. haha ><

    Tenha um ótimo dia.
    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    http://youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li um conto. Vc acredita?? Tenho que praticar isso.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acredito que iria adorar ler o último conto, por se tratar de um tema que eu gosto bastante. Ta bom, agora você me deixou muuuuito curiosa, vou comprar o livro, olha só! haha, obrigada pela dica :D Que pena que muitos não te agradaram, espero que da próxima vez dê certo rsrs
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro ler contos, já comentei sobre alguns no meu blog, mais nunca tinha escutado falar desses.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei isso. Você leu alguns bem interessantes, gostei bastante.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Até que foi uma boa semana, né? Pelo menos tiveram contos legais hehe
    Nunca li nenhum conto do Stephen King, fiquei com vontade, mas não tem como negar, eu babo mesmo é pelos romances dele tijolões hehe

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Fiquei curiosa para ler o conto do Stephen king.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir