segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resenha: A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1)


A Guerra dos Tronos é o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo (foram lançados 5 volumes e a previsão é de que a série tenha 7 livros no total).

O que diz a sinopse:
Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. 

Título: A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones - no original)
Autor: George R. R. Martins
Editora: Leya
Edição: 1ª Edição (10 reimpressão)
Ano: 2010
Especificações: Brochura | 591 páginas


A morte de Jon Arryn, o conselheiro do Rei, leva Robert Baratheon, Rei de Westeros, até Winterfell. Robert vai em busca de seu melhor amigo Ned Stark - Lorde de Winterfell e protetor do Norte - para nomeá-lo o novo Mão do Rei e levá-lo consigo para a sede do reino em Porto Real, para que lá possa dedicar sua vida para aconselhar Robert em seu reinado.
O que a princípio poderia parecer apenas mais um fato na história de Westeros - apenas mais um nome nos densos livros a respeito de reis e suas cortes - se transforma em uma guerra. Enquanto criaturas temerosas - que não são vistas a mais de mil anos - surgem à norte de Winterfell e do outro lado do mundo, Daenerys Targaryen - uma herdeira do antigo rei - marcha de volta à Westeros pretendendo reaver seu trono, os 7 Reinos  governados pelo Rei Robert entram em guerra após a nomeação de Ned Stark como Mão do Rei.
Uma história de suseranos, vassalos, Lordes, donzelas, bastardos, cavaleiros e mercenários envolvidos em um jogo perigoso para definir quem será o vencedor na Guerra dos Tronos.

Comecei a ler os livros de As Crônicas de Gelo de Fogo, depois de ter conhecido a série de TV Game of Thrones (baseada nos livros). Antes disso, sempre via os livros à venda mas nunca me chamaram a atenção. O que posso dizer hoje sobre isso, é como eu me arrependo!!!

A Guerra dos Tronos é um livro denso, tenso! Mas é uma história fascinante. O mundo que Martin criou é novo e diferente de tudo. Viajamos para um lugar onde vivem dragões e criaturas sobrenaturais; porém, o verdadeiro perigo são as pessoas. A linha entre a vida e a morte é tênue, frágil. Para sobreviver, é preciso entrar no jogo e saber jogar.

Os personagens são ricamente construídos, bem desenvolvidos, extremamente complexos. 
Não dá pra deixar de falar de Tyrion Lannister, um dos homens mais inteligente de Westeros, seu único erro foi ter nascido anão. É um dos melhores personagens, o que mais nos leva a refletir, o que nos ajuda a compreender, o dono das melhores citações do livro... Tyrion, o Duende, nos leva a amá-lo, odiar seus inimigos e algumas vezes até mesmo odiá-lo.
Arya, filha de Ned Stark, é uma guerreira. Impossível não torcer por ela o tempo todo, se comover com o quanto a decisão de seu pai, em ir para Porto Real servir ao rei, transformou tanto a sua vida. Na verdade, a aceitação de Ned em ocupar o cargo de Mão muda a vida de todo o reino e não apenas a de sua família. A sucessão de acontecimentos decorrentes dessa única escolha é de tirar o fôlego!!!


Figurando entre um dos melhores livros que já li e vencedor de a melhor série de livros, na minha humilde opinião, A Guerra dos Tronos é um dos livros que indico para quase todas as pessoas. Só não indico pra quem não gosta muito de ler, já que a leitura é extensa; o livro tem quase 600 páginas preenchidas com letras miúdas. Se você ainda não leu e nem assistiu, se tem o hábito da leitura, indico com convicção que comece pelos livros. Se já assistiu mas não leu, também recomendo, já que tem muitos detalhes, na leitura, que nos levam a entender muito melhor o que se passa na série.

**atualmente estou no final (últimas 50 páginas) do 3º livro da série (A Tormenta de Espadas)**

19 comentários:

  1. Já ouvi falar desse livro, e confesso que a capa me chama muita atenção. Não sei se leria porque não gosto muito de livros desse gênero, apesar de estar querendo começar a tentar ler (devo ter lido uns 2 desse gênero rsrs).
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!!!

      Tbm achava q o gênero não me agradaria, principalmente por compararem muito ao Senhor dos Anéis (que eu tentei ler e não consegui), mas me surpreendi mtoooo!!! Estou amando a série!

      Beijoos

      Excluir
  2. E.U N.E.C.E.S.S.I.T.O , eu adorei esses tipos de livros que fazem a gente viajar sei lá... ultimamente estou lendo muito livros adolescentes, acho que vou comprar ele... vou ver quanto custa e tals..

    PS: Eu amei o seu blog, sério não tou pagando pau! verdade super fofo adorei tudo bem organizado... <3 e já segui grande beijos..

    http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Guilhermeee!!!

      Eu tbm precisava dar um tempo nesses YA.... tenho me irritado com eles! hauahaha
      Super indico esse!!!

      Obrigadaa, adorei o feedback *-* Já estou te seguindo tbm :)
      Beijoooos

      Excluir
  3. Nunca li livros nesse gênero. As vezes tenho vontade de ler, mas nunca tenho coragem e não sei o motivo.
    Mas, um dia ainda leio só para saber se vou me interessar por mais ou não.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Thamiris!!! :)

      Quando a coragem aparecer, te indico esse pra começar! É perfeitoooo!!!

      Beijos

      Excluir
  4. Meu deus, você fez resenha dessa bíblia! Eu nem me atrevi de tanta informação que tem e tantas histórias paralelas! Sem falar que eu leio o livro ao mesmo tempo que vejoa a série e tem muitas coisas diferentes (muitas, porém sutis) e tudo isso está bem embaralhado na minha cabeça :)

    E você conseguiu fazer uma ótima resenha, parabéns!

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Babiii!!

      Tbm fiquei super insegura em fazer... E agora, relendo, vejo que deixei de falar de algumas coisas importantes =/ To com mais medo ainda de resenhar o terceiro! hauahahau
      Tbm vejo a série ao mesmo tempo... sou apaixonada por ela tbm!!! Nem me irrito tanto com as diferenças e algumas vezes até as adoro... Mas embaralha mesmo! Tem algumas coisas que fico "isso foi no livro ou na TV???"
      Mas eu me apaixonei pelos livros, então quis começar a resenhar, pra mim mesma, até....

      Beijoooooo

      Excluir
  5. O livro é lindo, mas é também assustadoramente grande está série talvez seja esse um dos motivos que me fazem não querer lê-la.
    Amei a resenha e as fotos estão muito boas também...
    beijos linda s2

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le!!

      Ele é lindo mesmo! Sou apaixonada por essas capas das edições da Leya!
      E sim, é enooorme! rsss E esse é o menorzinho da série :P rss
      Mas super vale a pena!!!

      Beijoooos

      Excluir
  6. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mais até hoje nao consegui comprar ele, mais espero em breve conseguir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!!!

      Então, o box com os três primeiros vive em promoção no Extra online.... E se tiver Lojas Americanas perto de onde vc mora, quase sempre eles estão por menos de 30 cada um e já chegou a ficar 19,90!!!!
      Quando for comprar, dá uma pesquisada, pois tem muuuita diferença de um lugar pro outro!

      Beijooos

      Excluir
  7. Esse livro parece ser ótimo, tenho vontade de ler.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! :)

      Ele é sim! Recomendo com fervor! rss

      Beijooos

      Excluir
  8. Menina, só tenho uma coisa pra dizer pra você: que corajosa você é! Uma vez surgiu um interesse repentino em mim de ler a série, mas depois que descobri que 99,99999% dos personagens morrem, que - por exemplo - no livro 2 você precisa se lembrar de um carinha que foi citado nas primeiras páginas do livro 1, que cada capítulo é a visão de um personagem diferente, e que a série (de livros) ainda nem terminou de ser lançada eu realmente desanimei. Tenho certeza que os livros são magníficos e que, para quem gosta, é uma aventura fantástica. Só ouço elogios sobre a série de Martin, mas eu fico me perguntando 'céus, como vou transportar um livro desses pra baixo e pra cima dentro da mochila?!' uma pena, eu sei, porque tenho certeza que estou perdendo uma leitura que seria muito prazerosa para mim. Espero que você conclua logo a leitura do terceiro livro em breve, e enquanto minha ~preguiça~ toma conta de mim, vou acompanhando suas resenhas por aqui ;)

    Beijinhos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii!! :)

      É sério, leiaaa! rsss
      Tem muitos personagens? TEM!!! São enormes? SÃO! As pessoas morrem quando você menos espera? MORREM!!!
      Mas acho que essa é a melhor parte de tudo! *-*
      Nunca me esqueci de nenhum personagem, e o Theon (acho que é a ele que vc se refere) ganha destaque apenas a partir do segundo livro, mas eu me lembrava dele....
      Enfim, é horrível de carregar mesmo, mas é tãããão bom!!!
      Sou meio suspeita pra falar rss...

      Mas quando criar coragem, vai ver o q estou falando! :P

      Beijooos

      Excluir
  9. Oh God, esse livro é I-M-E-N-S-O!
    Mas realmente não tenho vontade de ver, nem acompanhar a série. Acho que além de não fazer muito meu estilo de leitura não iria aguentar todas aquelas mortes.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Precisa ler "O Cavaleiro dos Sete Reinos" é fantástico!!

    Adorei a resenha e o blog. Parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou fissurada no seriado! Já li o livro 1 e o 2, mas não consegui prosseguir na leitura, infelizmente... Agora esperando muito a temporada 5!
    Parabéns pela resenha. Adorei seu blog também!
    Beijos
    Lana Ludmila
    Surpresas para Namorados

    ResponderExcluir