quarta-feira, 2 de abril de 2014

Resenha: A Invenção de Hugo Cabret (livro)


A Invenção de Hugo Cabret é um livro infanto-juvenil, que virou um filme (e ganhou 5 Oscars em 2012).

O que diz a sinopse:
Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura. 
Título: A Invenção de Hugo Cabret (The Invention of Hugo Cabret - no original)
Autor: Brian Selznick
Editora: SM
Edição: 1ª
Ano: 2007
Especificações: Brochura | 534 páginas



Hugo é um menino de 12 anos, órfão, que vive sozinho na casa de máquinas de uma estação de trem em Paris, na década de 30.

Quando seu pai morreu ele foi viver com o tio Claude, que o tirou da escola e o deixou responsável pela manutenção dos relógios da Estação, enquanto passa seus dias se embebedando, até que um dia desaparece.
O maior medo de Hugo é ser levado para um orfanato, por isso, mesmo com o tio desaparecido ele continua consertando e dando corda nos relógios, para que o sumiço de Claude não seja notado e não mandem alguém para buscá-lo.
Com o tio desaparecido, Hugo tem que lutar por sua sobrevivência, já que mesmo pegando os contra-cheques do tio, ele não sabe como descontá-los, portanto fica sem dinheiro e tem que roubar para comer. Mas a sua vida gira mesmo em torno de um autômato, que o pai consertava na noite em que morreu. Desde a primeira vez que Hugo viu o objeto ficou fascinado e agora ele tem certeza que o pai deixou uma mensagem para ele através do automato, então vive em função de consertar o boneco de lata e desvendar o mistério que o cerca.

Na tentativa de consertar o autômato, sua vida se cruza com a de Georges Méliès e a de sua afilhada, Isabelle. George se mostra um senhor amargo, cheio de segredos. Enquanto Isabelle e Hugo acabam construindo uma bonita amizade.


O livro conta a história de Hugo de uma forma leve, apesar da temática pesada - um menino órfão, que vive com um tio bêbado (e desaparecido) que saiu da escola pra trabalhar e tem que roubar pra comer - é um livro infantil. A história é contada através de textos e MUITAS ilustrações belíssimas.
Apesar das 534 páginas, eu o li em um fim de tarde; há muito mais páginas ilustradas do que escritas.



É uma leitura fácil e emocionante. Dependendo do seu nível de emocionabilidade, talvez hajam algumas lágrimas, devido a situação do Hugo; mas isso se for um nível bem alto, já que, como disse antes, mesmo a situação difícil e triste do menino órfão é colocada de forma leve, por ser um livro mais infantil do que adulto - apesar de servir perfeitamente para o segundo público.

Apesar de ter gostado muito, não considero um livro incrível. O desenrolar da história acabou tomando um rumo muito mais superficial do que eu gostaria de admitir. A história de vida de Georges Méliès não me comoveu, principalmente comparada à do Hugo, então acabei me ressentindo do fato dele se lamuriar tanto por algo pequeno enquanto o Hugo não reclama da vida sofrida que leva. O autor realmente não me convenceu sobre essa parte do drama.

Recomendo o livro principalmente pra quem gosta de ilustrações a grafite, pois estão fantásticas. Para os cinéfilos também é um prato cheio, já que tem bastante coisa a respeito do início do Cinema, inclusive algumas fotografias de filmes antigos.

16 comentários:

  1. Só assisti ao filme e assim que comecei a ler as criticas sobre o livro me desanimei. Até agora nao encontrei ninguem que tenha realmente amado o livro, o que é uma grande pena =/ Acho muito legal que o livro tenha tantas ilustraçoes assim, ainda estou curiosa pra ler e descobrir porque o livro nao eh tao bom assim.
    Beijos e ótima resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!!! :)
      Então, o grande problema é que como A Invenção de Hugo Cabret é um livro de "poucas palavras" e mais imagens o filme, pra variar, conseguiu se aprofundar mais na história do que o próprio livro. No filme temos a história de vida de personagens secundários (como o segurança da estação) e até a inclusão de outros personagens e cenas que não pertencem ao livro. Isso o tornou mais rico. De qualquer forma o livro vale muito a leitura, principalmente por causa das ilustrações.

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá Cah!
    Que lindas ilustrações!
    Não sei se gostaria muito de ler o livro... Mas simplesmente amei as fotos das ilustrações!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!!!

      Ele super vale à pena por causa das ilustrações! Se tiver oportunidade leia sim, é super rapidinho... Beijos!!

      Excluir
  3. Que edição lindaa, adorei! Nunca li o livro, mas fiquei bem curiosa com a sua resenha rsrs. Adorei as ilustrações também :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Essa edição é muito linda mesmo *-*

      Beijoos

      Excluir
  4. Oi,
    Eu nunca vi o filme, mas fiquei com vontade de ver depois de ler sua resenha.
    O livro está lindo, fiquei curiosa.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!!
      Quando puder assista o filme, sim. É super bonito, tem uma fotografia incrível e a história também é linda.

      Beijos!!

      Excluir
  5. Ebaaa!!! Consegui seguir o seu blog. Nossa o livro é incrível, tem ilustrações fantástica. Não conhecia.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly!!

      Obrigadaa! =D Já estou seguindo o seu tbm :)

      As ilustrações são muito bem feitas, lindas!!

      Beijos!!

      Excluir
  6. Eu estou louca pra ler esse livro desde o ano passado, adorei tudo por aqui *-* sucesso pra ti. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hadassa, quando puder leia, é uma leitura super gostosa!!!

      Obrigada :)

      beijoooo

      Excluir
  7. Oi, td bom?
    Eu vi esse livro na livraria esses tempos e não o comprei, justamente, por causa das ilustrações. As suas fotos estão lindas! Mas ainda assim, prefiro livros sem imagens ou poucas. Se bem que... tenho pensado em começar a ler quadrinhos... veremos! hehe
    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!!!
      Eu adoro livros ilustrados!!! *-*
      Adoro desenhos...
      Já quadrinhos eu não leio muito.
      Beijooos

      Excluir
  8. Tem como babar mais ainda por essa edição?! Sério, que edição maravilhosa! Essas ilustrações me tiram o fôlego.

    Cah, adorei a resenha (como sempre, vai ficara chato ficar repetindo isso toda hora hahaha) e adorei as fotos! Deu para ver exatamente como o livro é e você conseguiu fazer com que eu decida colocá-lo na frente de outras leituras que eu tinha separado para ler antes. Que ansiedade!!!

    beijos!!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá vizinha, como havia dito estou dando uma passadinha por aqui e estou a-m-a-n-d-o :)
    Eu simplesmente amoooooo resenhas, ainda mais de livros. Estou com esse livro parado na minha estante já faz um tempinho, vou tentar encaixá-lo na minha agenda de leitura desse ano.
    Mil beijos :*

    ResponderExcluir