segunda-feira, 16 de junho de 2014

Aprendendo a Desenhar

Hoje eu acordei querendo desenhar. Eu sempre fui uma negação com desenhos artísticos. Até meus bonecos de palito saíam tortos. Meu único contato com desenho é técnico, com prancheta, esquadros e escalímetro e nem isso é muito aperfeiçoado, já que estamos no século 21 e existe AutoCAD, SolidWorks, Catia, entre  muitos outros softwares pra desenho técnico.
Enfim, eu não sei desenhar! Ou melhor, eu não SABIA desenhar. Até hoje!

Como estou de férias, meus dias estão um pouco mais tranquilos (só um pouco, pois as férias são apenas das aulas - ainda tenho marido, casa, o Melman...) então se eu acordei com uma vontade do tamanho do infinito de sair por aí desenhando, por que não ir atrás do meu sonho? Peguei meus trecos de desenho técnico (folhas com margem, borrachas, prancheta e lapiseira) e fui lá no YouTube procurar vídeo-aulas. Depois de ver uns vídeos bem mais ou menos (bem mais pra menos) sobre teorias e mais teorias de que não é preciso nascer sabendo desenhar, acabei por acaso encontrando o Canal do desenhista Mark Crilley e me encontrei! O cara é genial e os vídeos dele são ótimos! Em pouco tempo fiz 3 desenhos que para mim foram uma evolução de 100000000%, de verdade!

 
Acima estão os desenhos que fiz, por ordem de execução. O gatinho foi o último e é o meu preferido. Ficou quase bom. Ainda não sei usar a técnica de luz e sombreamento (acho q deu pra perceber, pelo monte de rabisco aleatório haha), mas um dia chego lá. Também não consigo fazer nada sozinha, ainda.
Os vídeos que assisti para fazer os desenhos foram esse para a menina chorando, esse para a diabinha e esse para o gatinho (nesse usei o time lapse - pausando toda hora - e só depois vi que ele também tem vídeo passo a passo)

Sei que pra quem desenha, olhar esses esboços deve parecer inacabado e mal feito, mas entendam que eu não desenhava NADA a menos de 24 horas, então estou babando nos meus desenhos feitos à mão livre!
Usei só folha comum (margeada com  norma ABNT, pois é sobra de material da faculdade), borracha plástica e uma lapiseira 0.9 mm (as minhas 0.3, 0.5 e 0.7 eu perdi) com grafite HB. Pretendo comprar os lápis "certos" (HB, 2B, 4B, 6B, "1000B"...) pra começar a aperfeiçoar. Ainda tenho muito o que treinar e preciso aprender a desenhar olhando um desenho parado, sem o passo a passo.

Todos meus novos "filhos" juntos :)
Pra quem gosta de desenho, fica a dica de que não é necessário ter nascido sabendo pra conseguir desenhar algo, mas sim ir atrás de desenvolver a habilidade. Se até eu estou conseguindo aprender, qualquer um pode. Mesmo!

Desenhar é um exercício excelente para desenvolver a criatividade e colocar o cérebro pra funcionar. Além de ser extremamente terapêutico. Que tal tentar? Pegue qualquer folha de sulfite (ou até folha de caderno!), um lápis e uma borracha e bora desenhar! Vou deixar o vídeo do primeiro desenho que fiz (menina chorando) pois é MUITO fácil e rápido de fazer, não dá pra inventar desculpa. (O vídeo é em inglês, mas não precisa entender pra desenhar, é só ir seguindo os traços)


E você, gosta de desenho mas nunca tentou? Tenta e me conta nos comentários se você se sentiu um desenhista pela primeira vez, com a ajuda do YouTube. Eu me senti!

15 comentários:

  1. Ficaram bem legais, assim que eu arrumar um tempinho vou tentar também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina!!

      Tenta sim, vai ver como é gostoso :)

      Bjooo

      Excluir
  2. Eu tbm não sei desenhar, ou melhor, eu não sei mesmo desenhar. Gostei dos seus esboços, tbm ja tentei desenhar chibis que acho lindo. Fiz um chibi do meu namorado que ficou muito legal e ele adorou, mas é sempre usando referencia de outros desenhos. E para quem "não sabe desenhar" o Gato muito muito bom. Tentei desenhas um gato e foi uma negação. kkkkkk

    Parabéns e continue treinando, meu irmão diz que é o treino que faz a gente desenhar bem.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bell!

      hauahauhahu eu tbm gostei do gato, ele deu o maior trabalho! Mas só gosto dele se o olho isolado, quando olho ele perto do gato que o Mark desenhou dá até depressão! haahuuahauh

      beijoooo

      Excluir
  3. Não entendo muito de desenhos, mas os seus ficaram ótimos (e a menos de 24 hrs, haha)!
    Eu acho que esse talento não faz parte de mim, rs. Mas já fiz alguns milagres quando era menor XD
    O Mark Crilley parece ser muito bom, vou dar uma olhada nos vídeos dele, vai que me ajudam :P
    Bjs amre
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Obrigada!!! Esses meus tbm foram milagres, mas estou treinando pra aprender de vez! rss
      Dá uma olhada nos vídeos que vc vai ver como é fácil com ele ensinando...

      Bjooo

      Excluir
    2. Carol, esses meus tbm foram milagres! hauauhaah
      Mas vou treinando pra algum dia conseguir sozinha. Vê os vídeos que vc vai ver como é fácil e gostoso, se sentir um pouco artista huaauhauh

      Bjoooo

      Excluir
  4. Toda arte é uma habilidade que se desenvolve, basta apenas dedicação e força de vontade. Ficaram bem legais os seus desenhos e eu adoro também o canal do Mark (tenho até o livro dele, tudo de bom *-*)
    Continue treinando que daqui a pouco vai desenhar muito-muito-muito-muito bem \o/ Fighting!! rsrs
    Bjks

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ele tem livro? :o
      EU QUERO!!!!
      Obrigada pela força =D

      Bjooooo

      Excluir
  5. Não conhecia o canal do homem, mas também sou uma negação em desenhos, vou tentar assistir pra ver se melhoro! Quem sabe não começo a fazer uns desenhos que nem os seus?!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não tenho o menor dom para desenho... mas também acredito que todos podem aprender a fazer tudo... alguns demoram mais, outro menos, só isso...

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Aline!

      Pois é, eu tbm não tenho, mas parti exatamente desse princípio: posso fazer o q quiser! :)
      bjoooo!

      Excluir
  7. Oi, Inês.
    Tenta sim, ele explica super bem, fica até fácil!!

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  8. Baby, que lindo os seus desenhos!!! Amei! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Obrigada, baby!

      Preciso praticar mais... é tão gostoso!!

      Bjoooo

      Excluir