segunda-feira, 9 de junho de 2014

{resenha} Os deixados para trás (The Leftovers)

Os deixados para trás é o livro mais famoso do escritor e roteirista Tom Perrota. No fim do mês estréia a nova série da HBO, The Leftovers, baseada no romance.

O que diz a sinopse:
O que aconteceria se, de repente, sem nenhuma explicação, pessoas simplesmente desaparecessem, sumissem no ar? É o que os perplexos moradores de Mapleton, que perderam muitos vizinhos, amigos e companheiros no evento conhecido como Partida Repentina, precisam descobrir. Desde o ocorrido nada mais está do mesmo jeito — nem casamentos, nem amizades, nem mesmo o relacionamento entre pais e filhos. O prefeito da cidade, Kevin Garvey, quer acelerar o processo de cura, trazer um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. Ainda que sua família tenha sido desfeita com o desastre: sua esposa o deixou para se juntar a um culto cujos membros fazem voto de silêncio; seu filho, Tom, abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne; e sua filha adolescente, Jill, não é mais a dócil estudante nota dez que costumava ser. Em meio a tudo isso, Kevin ainda se vê envolvido com Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a sua família no 14 de Outubro e continua chocada com a tragédia, apesar de se esforçar para seguir adiante e recomeçar a vida. Com emoção, inteligência e uma rara habilidade para enfatizar os problemas inerentes à vida comum, Tom Perrotta escreve um romance impressionante e provocativo sobre amor, conexão e perda. 
Título: Os deixados para trás (The Leftovers - no original)
Autor: Tom Perrota
Editora: Intrínseca
Edição: 1ª
Ano: 2012
Especificações: Brochura | 318 páginas




O dia 14 de Outubro ficou marcado na história. Ninguém jamais conseguiria esquecê-lo. Nesse fatídico dia, milhões de pessoas desapareceram ao redor do mundo. Homens e mulheres, crianças e adultos. Muçulmanos, católicos, budistas, protestantes e ateus. Anônimos e famosos, santos e pecadores.
Não houve padrão, as pessoas simplesmente desapareceram no ar, em uma fração de segundo.
Sem saber o que houve, os que ficaram para trás tentam encontrar explicações para o que chamaram de "Partida Repentina" e muitos começam a ter no Arrebatamento a resposta, mesmo levando em conta que muitas pessoas sem religião e até graves "pecadores" foram levados nesse dia.

Enquanto alguns buscam superar a perda - por mais difícil que isso possa ser - outros se apegam a crenças religiosas e acabam se tornando fanáticos. Seitas se formam, profetas aparecem. Tudo muda e todas as pessoas estão fadadas a sofrer grandes mudanças em suas vidas.

Mapleton é uma cidadezinha americana onde quase uma centena de pessoas sumiu no 14 de outubro. Kevin, o prefeito, teve sua família desfeita, mesmo que nenhum deles tenha desaparecido. Sua esposa Laurie, que sempre se declarou agnóstica, resolveu abandonar a família e se juntar a uma seita conhecida como os Remanescentes Culpados, onde os membros abdicam de tudo o são e possuem, fazem um voto de silêncio e perseguem pessoas aleatórias pelas ruas, para que ninguém nunca se esqueça do dia do Arrebatamento. Tom, seu filho mais velho, largou a faculdade para acompanhar um profeta que se auto denomina Santo e promete tomar a dor de seus fiéis para si ao abraçá-los. Jill foi a única que restou na casa, mas ela já não é a mesma. Depois do abandono de Laurie, Jill se rebela e muda de forma drástica. 
Com toda a sua vida transformada, Kevin se envolve com Nora, que perdeu toda a família na Partida Repentina - seu marido e seus dois filhos - e é considerada a maior tragédia de toda a cidade.

Quando soube pela Intrínseca sobre a série que está para ser lançada na HBO, baseada nesse livro, eu quis lê-lo na hora. Gostei muito da premissa e achei o trailer ótimo. O li em pouco tempo e me surpreendi muito. A história é diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido e a resposta dos personagens de acordo com um acontecimento tão singular não poderia ser mais real.

Na contra-capa o próprio mestre-divo-melhorescritordomundo-eídolo Stephen King fala do livro como uma alegoria do 11 de Setembro e apesar de entender o que ele quis dizer com isso, eu discordo (???). Isto é, no 11 de Setembro, muitas pessoas tiveram suas vidas mudadas de forma drástica, com a morte de maridos, filhos, pais, mães, avós, tios, amigos, vizinhos... Assim como no 14 de Outubro. A diferença é que eles sabiam que as pessoas que amavam estavam mortas e sabiam o motivo de sua morte. Tinham alguém para odiar e culpar por suas perdas. O 14 de Outubro foi uma incógnita. As pessoas desapareceram magicamente, como se nunca tivessem estado ali. Ninguém poderia afirmar se voltariam tão repentinamente quanto foram embora ou de quem era a culpa por isso. Foi difícil superar e seguir em frente, pois não dava pra ter certeza do que viria em seguida. E se eu arrumo um novo marido e o meu marido antigo reaparece? E se eu me mudo de cidade, estado e país e meus filhos voltam? Como superar um evento que não se tem certeza que chegou ao fim?

Gostei de todos os personagens que foram explorados. O livro é narrado em terceira pessoa e há pontos de vista a serem considerados ao longo dele todo, a cada momento o foco está em um personagem. Kevin, Laurie, Tom, Jill e Nora são expostos para que os amemos ou odiemos. Eu não apenas consegui entender o que cada um deles sentia como consegui me colocar no lugar deles e pude imaginar que minhas reações ao que cada um passou seriam muito parecidas com as que tiveram. Em vários momentos eu os julguei e até tentei condená-los, mas não foi possível. Até mesmo a decisão da Laurie me tocou. A rebeldia da Jill me comoveu. As decisões sem fundamento do Tom me convenceram. O drama da Nora me emocionou.  Consegui compreender a letargia do Kevin. Como julgar a reação de uma pessoa a um evento tão assustador e inimaginável?

Cada um dos personagens foi afetado de alguma forma no 14 de Outubro. Seja diretamente como a Nora, que perdeu toda a família, ou absolutamente indiretamente como o Tom, que ficou ressentido pelo desaparecimento de um colega que não via desde a sexta série.

Eu adorei o livro. Não achei previsível, a cada momento eu imaginei um final diferente e inclusive quando os acontecimentos do final foram tomando forma eu ainda me surpreendi com as últimas linhas. Gostei demais da história e de tudo o que envolve. Com certeza vou assistir a série (estreia na HBO dia 29 de Junho).

Já leram? Se interessaram em ler? Conta nos comentários!



14 comentários:

  1. Nossa, parece ser um livro muito bom né?
    Sua resenha me deixou muito empolgada!!!
    Realmente me interessei!

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Eu adorei o livro, realmente vale a pena!

      Beijooo

      Excluir
  2. Achei bem interessante o livro não conhecia mas vi um filme já tem um tempinho com a temática parecida, era sobre arrebatamento tb, sua resenha me deixou bem curiosa a respeito do livro, entrou para minha extensa lista de livros que pretendo ler.
    Um abraço o/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia esse livro!
    Mas acho que da série já tinha ouvido falar.

    Adorei a premissa dele, mas fico com um pé atrás sobre as questões religiosas (tenho confessar que não gosto muito dessa temática, por mais palpável que seja). Mas gostei bastante e acho que vou dar uma chance :)

    beijinhos
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!!!
      Então, ele não é muito sobre religião. Na verdade, as religiões em que ele foca são novas, organizadas após o 14 de Outubro. É muito interessante, se der uma chance acho que vai gostar!

      Beijooo

      Excluir
  4. Eu quero assistir a serie mas achei qmquando vi o trailer q a serie e baseada numa serie de livros chamada deixados para trás... São 12 livros e muito bons. Sobre o mesmo tema... Porém como uma interpretação da bíblia mesmo...
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Camylla!!
      Já ouvi falar nesses livros e sou super interessada em lê-los!!
      A série será sobre esse, ele é só um.

      Beijooo

      Excluir
  5. Oi Cah, acabei de ler uma resenha deste livro e me interessei muito. Sua opinião ficou muito parecida com da outra blogueira. Quero muito ler o livro, e acho que também irei acompanhar a série, vamos ver né? hahha

    Bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe!! Leia sim, aposto que vai gostar!
      Tomara que a série seja boa.

      Bjooo

      Excluir
  6. Nossa, que show de premissa! Adorei *-* vou adicionar na minha lista, certamente.

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de ler o livro, e não gostei do final, por não esclarecer o "Sumiço", será quem tem alguma continuação? Também estou seguindo à série é muito boa.

    ResponderExcluir