terça-feira, 8 de julho de 2014

{tag literária} Copa de Livros


Quem me conhece sabe que eu ODEIO copa, desde sempre. E a copa estar acontecendo no Brasil só piorou a situação, pois o amor de todo mundo só aumentou, não se fala em outra coisa... Enfim, eu não gosto de Copa do Mundo (tanto isso é verdade, que estou escrevendo esse post durante o jogo do Brasil, sozinha e no silêncio), mas a Carol do blog A Colecionadora de Histórias me indicou para essa tag e eu quis fazê-la por três motivos:

1º Faz muito tempo que quero responder uma tag literária, mas eu nunca acho que ficam boas escritas e os vídeos que já tentei gravar eu detestei. Essa eu achei que ficou ótima  no formato de texto e fotos, então eu adorei :)

2º Eu adoro falar sobre livros, mas minhas leituras estão mega em baixa. Acabei de ler A Dança dos Dragões e fiquei meio deprê e tal (Tio George, por favor, termina logo o 6º livro!). Mas já comecei a ler Coração de Tinta :)

3º Adorei ser indicada, como não responder? Obrigada, Carol! =D

A Tag foi criada pelo blog Coração de Tinta. Então, vamos às perguntas?

- Escolha livros na sua estante que representem as cores da bandeira.
Escolhi Sangue de Tinta para o verde; Bela Maldade para o azul (tem resenha aqui no blog);  No Escuro para amarelo e Como Falar Com Um Viúvo para o branco.


- Festa de abertura: é dia de festa, a alegria contagia a multidão e o clima descontração deixa tudo mais leve. Com isso em mente, indique um livro leve e divertido para entrar no clima de festa.
De Olho em Springfield não conta nenhuma história e não traz nada de novo. É apenas um guia dos episódios, com resumos bem enxutos de todas as temporadas até a 17ª. Nunca o li  do início ao fim, mas sempre o pego quando está passando algum episódio dentro dessas temporadas para ver se há alguma curiosidade e tal... Coloquei ele pois é impossível mencionar a Família Simpsons sem soar divertido.


- Jogo de estreia: é dia de estreia. Nervos à flor da pele. Você já estourou a pipoca, pegou o guaraná geladinho e o jogo nada de começar. A ansiedade já está atingindo o grau de máximo em sua escala. Quem é louco por livros também fica ansioso. Então me diga, qual é ou foi o lançamento mais aguardado por você em 2014?
O Cavaleiro dos Sete Reinos é um lançamento do George R. R. Martin e traz três contos totalmente novos que se passam em Westeros. Assim que vi a pré-venda eu desejei loucamente. Mas a triste verdade é que ainda não o li :(


- Narrador "Cala a boca, Galvão!", o famoso pé no saco: chegou o grande dia, porém o narrador do jogo é um porre. Quem nunca se deparou com uma narrativa arrastada e difícil de digerir? Qual foi o livro que tinha tudo pra ser cinco estrelas, porém a narrativa se tornou um problema?
Tudo para ser 5 estrelas é até exagero, mas que Eu Sou o Mensageiro poderia ter sido bem melhor se a narrativa não fosse tão ultrapassada, isso com certeza! Pra saber todos os motivos de eu ter detestado esse livro, leia a minha resenha sobre ele.


 - Eliminados na primeira fase: acabou a primeira fase e algumas seleções dão adeus ao sonho da Taça. Nem sempre um livro ou uma série nos convence logo nas primeiras páginas. Qual foi o livro, ou série, que você desistiu de ler ou abandonou a leitura logo no início?
Amores Infernais
para o Desafio 30 contos em 30 dias, que lancei a mim mesma e acabou que não o concluí. Se é para culpar algo, esse livro foi um grande culpado do abandono do desafio. Comecei a ler achando que teria terror, medo, sustos, desespero. O primeiro conto (falo dele aqui) me desanimou totalmente. Que coisa mais ridícula, sem sentido! Principalmente para a temática do livro. Deveria se chamar "Amores ridículos e sobrenaturais", pois de infernal não tem nada. Não sei se os outros contos poderiam oferecer algo melhor, mas esse já me tirou totalmente a vontade de continuar com a patacoada e eu abandonei o livro. Inclusive também perdi a vontade de ler Formaturas Infernais por causa dele. 


 - O artilheiro da Copa: o jogador que marca mais gols na copa é considerado o artilheiro. O mundo literário também possui seus artilheiros, autores que batem um bolão em todos seus lançamentos. Qual é o autor que está batendo um bolão em sua opinião?
É verdade que o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, A Guerra dos Tronos (resenha aqui), foi lançado há quase 20 anos. Mas a série ainda está inconcluída e um dos autores que mais se fala hoje em dia é o George R. R. Martin! Eu como uma Westeros-maníaca não poderia falar de outro autor. A verdade é que esse cara é O Autor e manda MUITO BEM! 


 - A zebra da Copa: futebol é uma caixinha de surpresas, e alguns resultados inesperados são considerados como "zebra". No mundo literário sempre nos surpreendemos também. Qual foi o livro que você não dava muita bola que acabou ganhando seu coração?
Eu entendo que algo "deu zebra" quando você achava que seria o máximo, mas foi uma droga. Nessa lógica,  com toda certeza o meu livro escolhido seria O Lado Bom da Vida (QUE LIVRO HORRÍVEL!!!). Mas como a proposta da tag está sugerindo outra situação,  o meu livro escolhido foi Água para Elefantes. Quando o comprei (muitos anos atrás) eu ainda não tinha ouvido falar nele e nem visto o filme. Comprei por comprar e quando li foi uma grande surpresa o quando eu gostei. Eu não sabia que se passava na época da Grande Depressão de 1930, e eu adoro ler sobre esse período. Além do mais, a história é muito bonita. Com certeza é um livro que indico.


- A grande final: duas grandes equipes se destacaram, lutaram e chegaram a final. Porém somente um capitão vai poder levantar a taça e gritar é campeão. Ao segundo colocado cabe amargar a tristeza da derrota. Para simbolizar a tristeza, escolha um livro que te fez chorar ou te emocionou muito. 
O livro que mais me fez chorara, na vida, foi O Menino do Pijama Listrado. Mas como emprestei o meu e ele nunca mais voltou pra casa, acabei escolhendo esse, para fotografá-lo. Também é um livro que se passa na Grande Depressão e esse livro é lindíssimo e é impossível não chorar com o final. Falo um pouco mais sobre ele aqui.


- E para finalizar a tag, escolha o melhor livro lido em 2014!

Acabei não vendo essa "pergunta" quando estava separando os livros para fotografá-los, então ficou sem foto. 
Eu escolhi  O Festim dos Corvos, o quarto volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Não consigo explicar se eu gostei tanto por ter me surpreendido com ele, já que tinha visto muitos fãs da série classificando-o como o "menos bom" dentre os lançados ou se eu o teria o amado tanto de qualquer forma. Fato é que pra mim foi o melhor livro da série e não sei explicar o porquê.
E já que ficou sem foto, termino dizendo que Perdão, Leonard Peacock e Os Deixados para Trás também foram leituras excelentes e são meus favoritos de 2014!


Então, essas foram as minhas escolhas para a tag. Apesar do ódio pelo campeonato eu gostei muito das perguntas. Não vou indicar ninguém, pois a Copa está acabando, mas se quiser responder, sinta-se tagueado :)

7 comentários:

  1. Achei essa tag uma delícia! Curti suas indicações, conheço alguns! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cah, tudo bem?
    Adorei essa tag, muito legal, achei as perguntas todas bem criativas!
    Adorei também as suas escolhas, bem legais mesmo. De todos eu só li Água para elefantes e infelizmente eu ao contrário de você não gostei muito do livro, criei muitas expectativas sobre o livro e elas ficaram bem abaixo.

    Beijo :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Maiara, que pena que não gostou! =/
      Achei ele tão bonito!!

      Excluir
  3. Oiee! Que legal essa tag, adorei, foi divertido! Não li nenhum dos livros, mas assisti o filme Água para Elefantes e O Lado Bom da Vida que, pelo menos o filme, achei legal! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cah! Que bom que fez a tag msm assim kkk De nada! =D
    Adorei os livros com as cores da bandeira, ficou ótimo o resultado *-*
    Confesso que não gosto muito de Os Simpsons. Vc colocou Markus Zusak na narrativa arrastada, rs. Ainda não li esse livro, mas li A menina que roubava livros e gostei bastante. O Martin está batendo um bolão msm, boa escolha! ;) Eu ainda quero conferir se As crônicas de gelo e fogo é tão bom msm XD Água para elefantes eu vi o filme e gostei, + não me interesso em ler o livro não =/ Quero muito ler O menino do pijama listrado, gosto desses temas históricos tbm =D
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Queria ler "Eu sou o mensageiro" só por causa do autor.... pena que é tão ruim...

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir